Brotos de Girassol – como fazer

um passo-a-passo para germinar sementes e fazer brotos

Ingredientes

sementes de girassol cruas e com casca

vidro de boca larga

tecido fino tipo voil

peneira de plástico

Modo de preparo

germinados_0000_10

1. Lave energicamente as sementes em água corrente em abundância para retirar resíduos vegetais ou terra.

2. Coloque em um recipiente de vidro e acrescente água fresca no dobro da quantidade necessária para cobrir bem as sementes.

germinados_1

3. Cubra e prenda firmemente com elástico a boca do frasco, com um tecido de voil ou similar para não permitir a chegada de insetos.

4. Deixe de repouso em lugar fresco, arejado e sem luz solar direta.
.

germinados_2

5. Jogue fora a água mantendo o tecido apertado, lave abundantemente e coloque água fresca novamente.

6. Repita o processo de troca da água pelo menos 2 vezes por dia durante 2 dias.

germinados_4

7. No 3o dia despreze a água e deixe o vidro virado ao contrario para escorrer o resto de água (pode também colocar numa peneira de plástico grande) mantendo em lugar preferencialmente mais escuro e arejado para ajudar na germinação.

germinados_0001_9

8. Lavar 1 ou 2 x dia e retornar sempre o vidro na posição que permita escoar a água. Lembrar que água parada acumulada nas sementes pode provocar o surgimento de fungos e acabar por apodrecer as mesmas.

germinados_5

9. Dependendo de fatores como temperatura, luminosidade, hidratação e qualidade da semente depois de 1 a 3 dias brotaram os “narizinhos” nas sementes de girassol.

germinados_6

10. Depois de crescer um pouco é conveniente colocar em um vasinho com terra fofa para permitir que os brotos se desenvolvam com plenitude.

germinados_7

11. Em aproximadamente 3 dias depois de plantados estarão prontos para consumo. É só cortar rente a terra e se deliciar.

germinados_0002_8

12. Consumir enquanto os brotos tem 2 a 4 folhas que é quando estão na sua maior abundância de Qi Vital.

Este mesmo processo pode ser realizado com vários tipos de grãos e sementes comestíveis como trigo, lentilha, grão-de bico, amêndoas, cevadinha, arroz, amendoim, quinoa, linhaça. Cada semente tem seu tempo de molho, de germinação e sua melhor forma de ser consumida: acordada, germinada ou brotada.


ilustrações @helenapintaeborda

Ninesh 2019 - Todos os direitos reservados