Sustentada pelas bases sólidas da Medicina Ocidental, da Medicina Tradicional Chinesa e de seu longo percurso no estudo dos alimentos, Dra. Ninesh criou seu próprio método de cura e cuidado com a saúde: o Menu Qi Vital, no qual a alimentação é o principal caminho para o equilíbrio.

O Menu Qi Vital contempla 10 grupos de alimentos que, muito além dos nutrientes, possuem as propriedades energéticas que precisamos.

Conheça o
Menu Qi Vital

Arroz integral

Movimento Terra


Papa de arroz e arroz macrobiótico

Funções Energéticas: Revitaliza, limpa, desintoxica, diminui a Umidade/Mucosidade, emagrece, evita formação de acúmulos, seca. Nutre os 5 Movimentos. Harmoniza o tubo digestivo, fortalece a digestão, melhora sintomas digestivos como azia e gastrite. Nutre os intestinos e o Wei (Estômago). Tonifica o Zhongjiao (Aquecedor médio). Traz saciedade, energia e disposição.

Propriedades Sutis: Equilibra, harmoniza, centra, gera satisfação e conecta com o amor interior. Provoca auto-acolhimento e evoca a mãe interna.

raízes e similares

Movimento Água


Bardana, raiz de lótus, nabo, cenoura, beterraba, batata-doce, mandioca, inhame, cará.

Funções Energéticas: Tonifica, energiza, nutre, cria reservas energéticas, sustenta. Tonifica a essência sexual. Capta a Energia Terrestre. Inhame especificamente: limpa, desintoxica, aumenta a imunidade e a resistência a infecções.

Propriedades Sutis: Ajuda a espera, abertura e fechamento de ciclos. Aumenta a força de vontade (Zhi). Enraíza, aprofunda, constrói base sólida, conecta com a realização da potencialidade.

algas

Movimento Água


Vegetais marinhos como nori, hijiki, kombu, wakame, arame, alface-do-mar.

Funções Energéticas: Yin do Yin, esfria, age integralmente, pois se consome a planta toda. Aumenta a vitalidade, desintoxica, purifica o sangue. Melhora o metabolismo e ajuda a regular o sistema endócrino. Fontes marinhas de cálcio e iodo.

Propriedades Sutis: Favorece a introspecção, a nutrição interna, o contato com o mistério e o inconsciente. Amacia a rigidez, promove fluidez e vivência da totalidade.

alimentos vivos

Movimento Madeira


Sementes acordadas, germinados, brotos.

Funções Energéticas: Fonte de energia, potencializa os nutrientes pelo processo da germinação, fornece Essência (Jing), tonifica Qi e Xue (Sangue).

Propriedades Sutis: Experiência do amor externo (em conexão com o outro e com a natureza), compaixão, completude, conexão, clareza, contato com o Uno, fusão, não-dualidade. Alimenta a força da vida e do Sol interno.

Fermentados

Movimento madeira


Rejuvelac de arroz, kefir d´água, kombucha, kvass, levain, missô, shoyu, tofu, tempê.

Funções Energéticas: Função probiótica, equilibra a flora intestinal, promove bactérias benéficas, desintoxica, combate o envelhecimento, controla o colesterol. Soja fermentada: aporta fitoestrogenios (isoflavonas e lignanas).

Propriedades Sutis: Promove cuidado, relacionamento entre família, filhos e grupo. Ajuda no crescimento e a lidar com morte e perdas. Alimenta a força da vida e do Sol interno.

Panc

Movimento madeira


Plantas alimentícias não convencionais.

Funções Energéticas: Tonifica Qi e Xue (Sangue), fortalece, nutre, fornece nutrientes em falta no ambiente, desintoxica, limpa, despolui. Ensina a utilização total do alimento e a evitar desperdício. Conecta com sistemas econômicos e de produção mais justos.

Propriedades Sutis: Promove resistência, potência, força, perseverança. Abre caminhos, recupera. Traz abundância, expansão, disponibilidade, satisfação, produtividade, economia.

Flores

Movimento madeira e metal


Flores comestíveis ornamentais e ruderais.

Funções Energéticas: Estimula olfato e visão, ativa vida instintiva, tonifica a essência sexual, equilibra o eixo Gan (Fígado) e Fei (Pulmão) responsável pelas afinação entre as almas etérea Hun e corpórea Po.

Propriedades Sutis: Conecta com a sensibilidade, sutileza, beleza, alegria, atração, energia sexual, reprodução, potência. Capacita a experiência do belo, de se comover com a natureza. Purificação. Conexão entre o externo e o interno. Promove a redistribuição de energia pelo corpo todo.

Ervas e especiarias

5 movimentos


Gersal (Água), limão (Madeira), cúrcuma, mel, alho-poró (Terra), Cacau, Café (Fogo), gengibre, pimenta (Metal).

Funções Energéticas: Aumenta sabor, apetite e metabolismo. Tonifica, harmoniza. Fornece minerais e micronutirentes. Desinto- xica e nutre o Qi. Dispersa energias perversas externas Xie Qi.

Propriedades Sutis: Evoca refinamento, sofisticação, sexualidade, profundidade, discernimento, saber dosar. Estimula os cinco sentidos, tempera a vida. Desperta para a diversidade e abundância.

Gorduras benéficas

Movimento madeira


Óleo de coco, abacate, azeite de oliva, sementes e castanhas.

Funções Energéticas: Nutre a matéria, lubrifica. Melhora o Shen-mente, as funções mentais, a memória, o raciocínio. Beneficia a pele e o tubo digestivo. Protege os vasos sanguíneos, purifica o Xue (Sangue), elimina toxinas, protege contra poluentes.

Propriedades Sutis: Traz potência, saciedade, clareza, rapidez, foco, memória, proteção.

Sol

Movimento fogo


Receber o sol direto na maior superfície corporal possível por pelo menos 15 minutos diários (sem protetor solar).

Funções Energéticas: Produz vitamina D e ajuda no metabolismo de cálcio e fósforo. Favorece força muscular, equilíbrio hormonal, ciclo circadiano. Tonifica o Qi.

Propriedades Sutis: Promove vitalidade, alegria, prazer, Yang do Yang. Ensina sobre ciclos e alternância. Conecta com a Energia Celeste.

Manifesto

COZINHAR é plantar, regar, colher, nem que seja um vasinho de tempero. É escolher o cardápio seguindo a percepção da vontade de comer aquele alimento específico naquele dia. É saborear antes mesmo de pôr o alimento na boca.

PREPARAR é definir os ingredientes, saber quais são da safra, escolher de quem comprar. É sentir ao pegar o alimento na mão qual foi o percurso dele até a mesa.

COMER é conectar com os cheiros, as cores, os sabores, as texturas, a temperatura e a beleza do prato servido. É agradecer à natureza pela abundância. É sentir que cada pedaço nutre energeticamente e se integra molecularmente dentro de nós de uma forma íntima e profunda.

CULTIVAR O QI VITAL é cuidar das colônias dos fermentados, colocar sementes para acordar, lidar com germinados, colher temperos. É trazer o sol para dentro do nosso corpo. É fazer da alimentação uma forma de conexão interna e externa, de integração, de meditação.

COZINHE, no sentido amplo do termo, seu próprio alimento TODOS OS DIAS. Coma para NUTRIR seu corpo físico, emocional e espiritual. SINTA como sua alimentação transforma a maneira como você se conecta consigo e com o mundo.

SOMOS, PERCEBEMOS o mundo ao nosso redor, SENTIMOS nossas emoções de acordo com o que comemos. ATUAMOS socialmente em função das nossas escolhas alimentares. Alimentação é um ato político.

A alimentação é uma porta de entrada para a CONSCIÊNCIA.

Ninesh 2019 - Todos os direitos reservados